O Autoconhecimento e as Três Mentes: Grosseira, Sutil e a Muito Sutil

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Nós em nossa anatomia, tanto física quanto energética, ela tem, de acordo com o Budismo Esotérico, a Mente Grosseira, a Sutil e a Muito Sutil.

Para saber mais sobre elas veja o texto: O que é o Corpo, Mente e Fala Grosseiros, Sutis e Muito Sutis – E o que Isso Tem A ver com a Impermanência ou Se Aprofundando nas Três Mentes: A Grosseira, Sutil e Muito Sutil ou O Continuum Mental e a Mente Sutil.

De acordo com o Budismo Esotérico, quando atingimos a iluminação, a nossa parte que se torna iluminada é nossa Mente Muito Sutil, mas a Mente Grosseira e Sutil também acompanha.

O que permanece de uma vida para outra é a Mente Muito Sutil, mas a Mente Grosseira e Sutil, que mudam de uma vida para outra, elas na verdade também vão pertencer a um iluminado, pois as essas três mentes estão conectadas.

A Mente Muito Sutil influencia a Mente Grosseira e a Sutil.

A partir do momento em que atingirmos o Nirvana, nós teremos a mente Grosseira e a Sutil de um iluminado, isso na vida presente e nas futuras.

A Grosseira que é a mente consciente, ela será muito positiva, com pensamentos e emoções muito boas, que fazem a nossa felicidade.

É importante nos trabalharmos para sempre termos a mente positiva, com bons pensamentos, pois isso também nos ajuda no autoconhecimento e na nossa felicidade.

A compaixão, o equilíbrio e a consciência de modo consciente faram parte da Mente Grosseira.

Na parte consciente podemos trabalhar para conseguir a iluminação, o Nirvana, essa parte é a Mente Grosseira.

Assim podemos agir com o poder da mente, a pratica da bondade e dos bons pensamentos, isso irá nos ajudar a conquistar o Nirvana.

A Mente Grosseira, ela não é ruim, ela só mais perceptível, pois está na nossa parte consciente.

 A Mente Grosseira pode ser muito boa ou maravilhosa dependendo da pessoa que a tem, se é alguém de muita luz ou não.

Trabalhando a Mente Grosseira, trabalhamos também a Sutil e a Muito Sutil, pois tudo faz parte de um sistema que está interligado.

Praticar o bem em nossa parte consciente faz parte da Mente Grosseira, que é mais perceptível de todas as Três Mentes.

Existem práticas do Budismo Esotérico que se entram em contato diretamente com a Mente Muito Sutil, e assim trabalham para que nos tornemos iluminados.

Podemos trabalhar tanto na mente grosseira para atingir a Iluminação, como Também agir diretamente na Mente Muito Sutil.

A pratica consta em chegar a níveis muito sutis de consciência, e a partir daí trabalhar com a Mente Muito Sutil.

Nossa Mente Grosseira manifesta o que está no Sutil e no Muito Sutil.

Para nos transformarmos precisamos dar o tempo necessário para isso acontecer, então é sermos pacientes e praticar constantemente, e mesmos que atingirmos o Nirvana, o que acontece é que o progresso continua e podemos ir para níveis de consciência muito mais iluminados, quanto mais luz tivermos, quanto melhor é, pois mais capacidade de sermos felizes e desejarmos ajudar os outros ou o mundo.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

 

Você também pode se interessar por: